Fiscalização Eletrônica da ANTT: Você está sendo multado sem saber?

Antigamente, o motorista só se preocupava com o registro quando via o colete amarelo do fiscal na pista. No entanto, esse tempo acabou. Atualmente, a Fiscalização Eletrônica da ANTT funciona 24 horas por dia através de câmeras de alta precisão (OCR) instaladas nas principais rodovias do país. Infelizmente, muitos transportadores continuam rodando com pendências no cadastro, acreditando que “se ninguém parou, está tudo certo”.

O SINDITAC Vale do Paraíba alerta: o sistema é automático e a multa por falta de registro chega direto no endereço do proprietário.

Como funciona o “Canal Verde”?

Primeiramente, é preciso entender que você não precisa ser abordado para ser fiscalizado. Basicamente, ao passar por um pórtico do sistema Canal Verde Brasil, a câmera lê a placa do seu caminhão em movimento. Imediatamente, o sistema cruza essa informação com o banco de dados nacional do RNTRC.

Consequentemente, em fração de segundos, o computador verifica se aquela placa está vinculada a um transportador com status “Ativo”. Se o sistema encontrar qualquer bloqueio (registro vencido, suspenso ou placa não cadastrada na frota), a infração é gerada automaticamente. Ou seja, você pode levar uma multa de até R$ 3.000,00 apenas por passar debaixo de uma câmera.

O perigo do status “Pendente”

Além disso, muitos motoristas caem na malha fina por detalhes bobos. Por exemplo, você pode ter renovado seu RNTRC, mas esqueceu de incluir o veículo novo na frota. Nesse caso, para a Fiscalização Eletrônica da ANTT, aquele caminhão específico é “clandestino”, mesmo que você tenha o registro.

Sendo assim, a única defesa contra essa tecnologia é a prevenção. Portanto, rodar com a certeza de que todos os dados do sistema batem com a realidade do seu caminhão é obrigatório para não perder o lucro do frete em multas.

O Sindicato faz a varredura para você

Felizmente, nós temos como saber o que o sistema da ANTT “vê” sobre você. Ao procurar o SINDITAC, realizamos uma consulta completa no mesmo sistema que a fiscalização usa. Dessa forma, verificamos se o seu RNTRC está ativo e, principalmente, se a placa do veículo está devidamente vinculada.

Finalmente, não conte com a sorte. Antes de tudo, passe no nosso balcão e certifique-se de que sua placa está “verde” no sistema. Então, viaje tranquilo sabendo que as câmeras não são mais uma ameaça para o seu bolso.

Quer saber se sua placa passa na câmera?

  • Telefones: (12) 3207-8998 / (12) 3207-8962.

  • WhatsApp: [Clique aqui e consulte sua situação agora].

Sindicato dos Transportadores Autônomos do Vale do Paraíba – SP (SInditac Vale do Paraíba) foi criado em 2009 através da união de vários caminhoneiros autônomos das 39 cidades do Vale do Paraíba.

 

Endereço

Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4229 – Sala 05 – Jardim das Indústrias, São José dos Campos, SP