Consulta ANTT: A maneira certa de conferir sua frota e registro

Todo caminhoneiro sabe que rodar com o registro irregular gera multas pesadas e apreensão do veículo. No entanto, fazer uma simples Consulta ANTT no celular nem sempre esclarece todos os detalhes. Muitas vezes, o motorista vê que o registro está “Ativo”, mas esquece de conferir se o caminhão que ele está dirigindo naquele momento realmente consta na lista de veículos vinculados. Infelizmente, esse descuido é comum e causa prejuízos enormes na estrada.

O SINDITAC Vale do Paraíba explica agora por que você deve fazer essa checagem detalhada conosco e não confiar apenas na sorte.

O perigo da Consulta ANTT simples no celular

Primeiramente, o sistema da agência possui várias camadas de informação. Basicamente, ao realizar a Consulta ANTT rápida, você vê a situação geral do transportador. Contudo, ter o RNTRC ativo não significa que toda a sua frota está regular. Por exemplo, você pode ter comprado um caminhão novo e esquecido de finalizar a inclusão dele no sistema.

Consequentemente, o registro geral aparece verde (ativo), mas aquela placa específica não está vinculada ao seu nome. Ou seja, para a fiscalização eletrônica, aquele veículo está rodando de forma clandestina. Portanto, é fundamental verificar placa por placa, e não apenas o número do RNTRC.

Por que fazer a Consulta ANTT no Sindicato?

Por outro lado, quando você procura o Sindicato, nossa equipe realiza uma auditoria completa dos seus dados. Nesse sentido, nós acessamos o sistema restrito e conferimos se todos os seus veículos estão devidamente listados na sua frota. Além disso, verificamos se os dados cadastrais, como endereço e telefone, estão corretos para evitar problemas de comunicação com a agência.

Sendo assim, a Consulta ANTT feita por nossos especialistas elimina qualquer dúvida. Dessa forma, nós garantimos que o veículo que você vai usar na viagem está realmente autorizado a rodar no seu registro. Imediatamente, se houver alguma falha, nós já orientamos a correção na hora.

Quando você deve verificar?

Geralmente, recomendamos essa conferência sempre que houver mudanças na sua operação. Sobretudo, se você trocou de caminhão recentemente ou se renovou seu cadastro há pouco tempo. De fato, sistemas digitais podem falhar ou demorar para processar informações.

Finalmente, não corra riscos desnecessários. Antes de tudo, passe no SINDITAC e tenha a certeza absoluta de que sua documentação está perfeita.

Quer conferir se sua placa está no sistema?

Sindicato dos Transportadores Autônomos do Vale do Paraíba – SP (SInditac Vale do Paraíba) foi criado em 2009 através da união de vários caminhoneiros autônomos das 39 cidades do Vale do Paraíba.

 

Endereço

Av. Dep. Benedito Matarazzo, 4229 – Sala 05 – Jardim das Indústrias, São José dos Campos, SP